Ser altamente produtivo talvez seja uma das maiores exigências da sociedade atual. Tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, muitos se sentem obrigados a atender a expectativas e padrões que muitas vezes nem estão de acordo com a maneira como enxergam o mundo. Se não nos cuidamos, acabamos caindo em um turbilhão de atividades e nem percebemos que estamos agindo ‘no automático’.
Sentir gratidão é uma das formas mais eficazes para sair deste ciclo vicioso. É necessário ser grato verdadeiramente para dar certo, mas não precisam ser grandes questões existenciais, basta olhar ao seu redor e ver que coisas como a luz do dia já é motivo de gratidão.
Da mesma maneira, para muitos de nós manter-se organizado é desafio. É necessário desenvolver nossa disciplina para chegar lá.
Pensando exatamente nisso, recomendo um exercício de gratidão e produtividade (tá no final do texto, mas vale ler até lá). É supersimples, mas, se feito com zelo, pode trazer grandes benefícios. Eu fiz e ainda faço com certa frequência. Mas não foi sempre assim.
. . .
Veja bem, eu mesmo adiei por muito tempo fazer exercícios como esse. Mesmo vendo pessoas próximas se desenvolverem absurdamente, mudando por completo o modo de viver com o foco na gratidão e, por conta disso, trazer muitos benefícios a si mesmas (inclusive materiais), eu não me mobilizava para iniciar meu processo. A procrastinação reinava.
Tudo mudou no dia em que me peguei feliz por conta de um planejamento aprovado e do feedback positivo que recebi de uma pessoa ao qual ajudei pessoalmente. Duas coisas aparentemente simples e que não eram novidades para mim. A sensação de bem-estar que senti não era inédita, mas dessa vez eu tinha olhos para enxergar além do momentâneo.
Pus minha atenção naquele momento de modo a perceber o caminho que trilhei — os livros que li, as pessoas que entrevistei, os cursos que me capacitaram e a disposição que mantive em ajudar no processo — para chegar até ali. Então, vislumbrei os passos seguintes e vi que há muito trabalho a frente, mas estava verdadeiramente grato a tudo e a todos.
Mas, o que havia de especial nesse dia? Em ambos os casos, houve desdobramentos que repercutiram em outras tantas pessoas e se permaneceram ao longo de semanas. O planejamento 2020 do cliente está em andamento e, ao que tudo indica, será muito bem executado. O amigo que ajudei, hoje encontra-se mais equilibrado e sua família muito mais feliz. Hoje, com a autoestima mais elevada, ele até já ajuda outras pessoas.
Passadas estas duas experiências em 2019, hoje sei que estar atento ao meu redor me garante estar mais presente no aqui e no agora. Essa característica me permite ser mais focado e seguro nas interações sociais, seja elas profissionais ou pessoais.
Só que, mais do que isso, ser grato gera uma onda que reflete em quem está ao nosso redor. Perceber o quanto posso melhorar meu dia passa por entender o que posso fazer pelo outro: compartilhar conhecimento, ser verdadeiramente interessado, ter escuta empática e ser franco e honesto, sem ser grosseiro e indelicado.
. . .
Se você se sentir tocado por tudo que disse e disposto a experimentar este exercício abaixo…
Com o passar dos dias ou das semanas, a depender da sua dedicação aos exercícios, você irá perceber-se mais tranquilo em relação aos seus compromissos, suas metas começarão a estar mais nítidas em sua mente e se sentirá mais preparado e produtivo para realizá-las.
Em paralelo a isso, os motivos de gratidão serão mais facilmente percebidos do que nos primeiros dias. Aos poucos você será naturalmente grato aos fatos corriqueiros e encontrará mais sentido em tudo que acontece na sua vida.
No dia em que perceber que os 3 motivos aos quais é mais grato são resultado dos seus principais compromissos do dia anterior e tem vínculo com os compromissos dia seguinte, você vai perceber que encontrou seu propósito de vida.
Eu encontrei o meu: promover comunicação de valor, com propósito e real impacto positivo na vida das pessoas, por meio do trabalho com empresas e pessoas interessadas nesse ideal. Nesse caminho, despertar o interesse pelo autoconhecimento e o promover uma troca positiva entre empresas, clientes e sociedade. Ficou interessado? Vamos marcar um café para conversar!
Feliz 2020!