No planejamento estratégico de comunicação é importante elaborar um diagnóstico da situação atual, para que seja possível estabelecer metas e objetivos a serem alcançados.
Esse diagnóstico deve ser feito considerando diversos fatores, como a imagem da empresa, o perfil do público-alvo, os objetivos organizacionais, os recursos disponíveis e as mensagens que devem ser veiculadas.
Com base nesses dados, é possível definir ações para atingir os objetivos desejados, considerando as diferentes ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas, como o marketing, a publicidade, o relacionamento com o cliente, o endomarketing, entre outras.
Para garantir o sucesso do planejamento, é importante avaliar constantemente os resultados das ações, fazer ajustes quando necessário e definir novas ações que possam gerar melhores resultados.
Um fato decisivo para todo planejamento de comunicação é garantir que seus objetivos estejam alinhados aos objetivos do negócio. Por mais que visibilidade que possa trazer a promoção de uma marca, de nada adiantará se os resultados não contribuírem diretamente para os resultados do negócio.
Por isso, o documento que condensa o planejamento deve trazer de maneira clara a que objetivo estratégico cada objetivo de comunicação está alinhado. Além de gerar uma justificativa, permite que a métrica seja mais bem avaliada.
Afinal, pensar na comunicação é, antes de tudo, pensar no negócio. Gostaria de saber mais como a comunicação estratégica pode ajudar sua empresa? Vamos marcar um café e dar sequência neste assunto. Que tal?