Grandes redatores sabem criar histórias que deixam o público ansioso para ler ou assistir. A mesma habilidade deve estar presente nos profissionais de marketing que, por sua vez, buscam criar conteúdo para campanhas que levem o público a tomar uma iniciativa e agir. Neste contexto é necessário pensar a criação de conteúdo de modo a gerar o resultado esperado para o negócio, para isso é necessário analisar como criar um processo eficaz e completo.
Neste artigo você vai conhecer recursos de conteúdo que auxiliam a criar histórias e atingir as metas de marketing da sua marca. Caso seja empreendedor, servirá para compreender a importância de gerar conteúdos de maneira estratégica. Se trabalha em uma empresa, no setor de comunicação ou não, traz uma ideia de processo de produção de conteúdo que aproveita profissionais das áreas afins ao negócio.
1. Estabeleça seu modelo de criação de conteúdo (quem criará)
Você pode montar a força de criação de conteúdo de uma marca de várias maneiras. Cada um oferece um complemento distinto de prós, contras e considerações práticas.
Assim, para determinar o melhor modelo de criação, pondere fatores como a natureza do seu negócio, a concorrência de conteúdo, a experiência necessária e os recursos de equipe e orçamento.
As opções incluem um ou mais dos seguintes itens:
- Contratação de redatores para uma equipe interna
Se sua marca coloca uma alta prioridade na criação de conteúdo original, produz um alto volume ou precisa de conteúdo para preencher vários canais e plataformas ao mesmo tempo, o talento de escrita em tempo integral facilita o controle do processo.
- Descobrir especialistas internos no assunto
Se as conversas que a marca pretende criar exigirem conhecimento especializado ou know how técnico, envolva colegas em outras funções organizacionais. Você também pode aproveitar os insights da gerência executiva, do pessoal de vendas, dos gerentes de produto e de outros funcionários. Muitas vezes, treinar sua equipe de conteúdo para ser especialista no assunto pode ser mais eficaz do que tentar ensinar os especialistas a se destacarem na escrita.
- Terceirização para freelancers ou outros especialistas
Empresas menores, startups, organizações sem fins lucrativos e outras empresas que não estão prontas para investir em recursos editoriais em grande escala podem preferir trabalhar com redatores freelancers ou parceiros de uma agência de conteúdo.
- Solicitando colaboradores externos
Um negócio B2B com uma comunidade forte e inscrita pode trazer líderes de pensamento do setor para escrever artigos de blog convidados na plataforma de mídia de propriedade da marca. Esses redatores geralmente fazem isso em troca de backlinks valiosos para aumentar seu alcance e exposição. Se a sua empresa tem um foco B2C, permita que seus fãs e seguidores mais dedicados – ou influenciadores relevantes – enviem conteúdo gerado pelo usuário em nome da sua marca.
- Explore as ferramentas de escrita de IA
Avanços recentes, como a tecnologia GPT da OpenAI, tornam a criação de conteúdo de inteligência artificial mais robusta e acessível. Criadores qualificados (humanos) ainda são necessários para garantir a qualidade e a relevância do conteúdo (e para manter a conformidade com as diretrizes de SEO e um toque mais humano). Mas a IA pode ser uma grande economia de tempo quando usada para criar esboços e primeiros rascunhos que os redatores ou freelancers de sua equipe podem ajustar.
2. Alinhe a criação de conteúdo com os objetivos estratégicos
Compartilhar histórias atraentes e úteis que seu público vai adorar é um objetivo admirável. Mas não pode perder de vista que é necessário estar alinhado a um propósito estratégico de marketing apoiado nos objetivos estratégicos do negócio.
Neste sentido, ao trabalhar com os formatos e tipos de conteúdo certos, você pode chamar a atenção do seu público-alvo. Também é fundamental posicionar suas criações de conteúdo para maximizar o engajamento e a conversão. Caso contrário, você aciona o mecanismo de conteúdo sem obter nenhuma tração significativa.
Acima de tudo, alcançar um alinhamento criativo e estratégico é um esforço de cima para baixo. Devemos começar com a tomada de decisão prática e tática que deve vir antes de escrever.
Avaliar opções de formato e tipo de conteúdo
De acordo com os Benchmarks, Orçamentos e Tendências – Insights para 2023 da CMI, artigos curtos, vídeos, estudos de caso e eventos virtuais reinam supremos quando se trata de formatos e tipos de conteúdo.
Mas só porque essas opções de conteúdo são populares não significa que elas sejam uma boa opção para sua marca. Em muitos casos, uma tática menos popular ou mais especializada pode ajudar seu conteúdo a se destacar da concorrência.
No entanto, antes de decidir, é importante se familiarizar com os pontos fortes e as limitações de cada opção. Aqui estão alguns pontos de partida para seus esforços de pesquisa:
– Blog
– Artigos do site
– Vídeo e conteúdo visual
– Estudos de caso
– Eventos virtuais, ao vivo e híbridos
– E-mail
– Boletins
– Redes sociais
– Conteúdo de formato longo
– Conteúdo interativo
– Conteúdo de marca
– Histórias e visualizações de dados orientadas por dados
– Podcasts e outros conteúdos de áudio
Encontre a sua abordagem única
Agora é hora de avaliar como diferenciar seu conteúdo de sua concorrência. Uma maneira de fazer essa tarefa é encontrar um nicho de conteúdo (também conhecido como inclinação de conteúdo) – algo que sua marca pode cobrir melhor do que qualquer outra pessoa em seu segmento.
Concentrar seus recursos criativos em torno de um tópico especializado reduz a paralisia que pode surgir ao tentar preencher muitos formatos de conteúdo de uma só vez. Ele também garante que tudo o que foi criado sob esse tema se vincule ao seu propósito estratégico de maneira orgânica.
Para se concentrar em um nicho valioso, faça estas três perguntas:
a- Conseguimos manter uma conversa autêntica nesta área para nosso segmento?
b- Nosso público tem uma necessidade urgente – e não atendida – desse tipo de conteúdo?
c- Temos o conhecimento certo e as capacidades de produção para criar esse conteúdo de forma consistente?
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3. Crie histórias atraentes para seu público
A criação de conteúdo bem-sucedida no marketing exige mais do que as considerações criativas usuais – determinando tópicos, gerando ideias de histórias e mantendo alta criatividade e qualidade.
Seu conteúdo precisa servir como uma plataforma para comunicar as perspectivas, capacidades e propostas de valor exclusivas da sua marca. Ele também precisa contar uma história que ressoe com seu público-alvo e os convença a agir.
Identifique tópicos de conteúdo que valem a pena
Inicie o processo determinando sobre quais assuntos escrever e, em seguida, elimine aqueles que não refletem a identidade da sua marca da maneira mais significativa e direcionada.
Para abordar essa tarefa, identifique as principais áreas temáticas sobre as quais seu público-alvo pesquisa ativamente por informações. A pesquisa de palavras-chave ou a modelagem de grupos de tópicos pode aprofundar sua compreensão de seus desafios – e qual conteúdo pode ajudar a resolvê-los.
No entanto, seu foco principal deve ser oferecer uma experiência satisfatória e fácil para seu público. Concentre-se em responder às perguntas de seus clientes, demonstrar a utilidade da sua marca e agregar valor às conversas existentes para obter o máximo impacto de pesquisa do conteúdo que você cria.
Gerar ideias criativas de artigos
São necessárias muitas ideias criativas para alimentar um mecanismo de conteúdo e mantê-lo funcionando sem problemas. As sessões de brainstorming em equipe podem ajudar seus redatores a fazer com que a criatividade flua e gere um alto volume de ideias poderosas e originais.
Priorize as ideias
Nem toda ideia se encaixará no seu negócio. Algumas podem ser fantásticas no papel, mas exigem mais tempo e atenção para produzir do que sua equipe pode dedicar. Outras podem ser criativamente brilhantes, mas não úteis para o seu público-alvo.
Certifique-se de ter um processo de priorização para avaliar o valor comparativo e a urgência de suas ideias de conteúdo e ajudá-lo a decidir com quais avançar.
Transforme suas ideias em histórias marcantes
Independentemente de suas decisões táticas e estratégicas, o conteúdo que nunca sai da prancheta de desenho não ajudará sua empresa. O ato físico de escrever seu conteúdo é o verdadeiro caminho para o sucesso.
A criação de conteúdo em marketing requer tanto foco, dedicação e habilidade quanto qualquer outro tipo de escrita.
Para ampliar o apelo e aprofundar a ressonância do seu conteúdo, não exclua ninguém das conversas. Evite usar termos e linguagem que sejam tendenciosos em termos de gênero ou que não reflitam as diversas experiências e perspectivas do seu público.
Siga as práticas recomendadas de acessibilidade para garantir que todos que descubram seu conteúdo possam consumir e se beneficiar dele. Por exemplo, escreva um texto descritivo para explicar o que é mostrado em vídeos e recursos visuais. Melhor ainda, inclua transcrições e texto alternativo, para que os consumidores que utilizam leitores de tela possam se beneficiar de sua experiência completa de conteúdo.
Fortaleça seus músculos criativos
Só porque uma boa escrita dá trabalho não significa que o processo tenha que ser doloroso. Ann Handley, uma das principais referências globais em Marketing de Conteúdo, disse que se tornar uma escritora melhor simplesmente requer praticar todos os dias.
Ainda assim, com o tempo, os rigores do processo de escrita podem desgastar até mesmo os criadores de conteúdo mais talentosos e dedicados. Procure tecnologia útil, como geradores de títulos e ferramentas de criação de conteúdo de IA, para gerar ideias que você possa desenvolver.
Você pode usar ferramentas de produtividade para manter suas ideias organizadas ou se inspirar em marcas de conteúdo premiadas para superar o bloqueio ocasional na escrita. Mas não deixe que o impulso de fazer tudo isso atrapalhe sua saúde mental. Se você está se sentindo esgotado, sua escrita naturalmente sofrerá.
Quando você sentir fadiga de conteúdo, busque reequilibrar sua carga de trabalho ou delegar iniciativas de baixo desempenho. Isso já pode liberar o espaço mental que você precisa para refrescar sua energia criativa e renovar seu foco.
Melhore a qualidade da sua escrita
O leitor tem menos confiança e respeito a marcas que geram conteúdo com erros de digitação, gramaticais, problemas técnicos ou imprecisões factuais.
Para evitar ser ridicularizado por produzir material preguiçoso de baixa qualidade ou rotulado como notícia falsa, crie cuidadosamente, teste e verifique cada parte do conteúdo.
Preste atenção à mecânica de uma boa escrita para ajudá-lo a criar títulos poderosos, leads eficazes, descrições intrigantes e finais envolventes. Esses recursos determinam em grande parte se os leitores descobrirão seu conteúdo e clicarão ou apenas passarão para as ofertas de outra marca.
Use seus poderes de persuasão
Mesmo o conteúdo de melhor qualidade não ajudará a atingir seus objetivos se não ressoar com seu público ou estimulá-los a tomar ações impactantes em nome de sua empresa. Decida o que você gostaria que eles fizessem e, em seguida, use seus poderes de conteúdo para convencê-los a fazê-lo.
Pensar estrategicamente e encontrar a melhor maneira de alcançar os objetivos dos clientes é a missão da TBT Comunicação Estratégica. Reunimos conhecimento técnico, experiência e muita dedicação para sermos o parceiro ideal para a concretização do seu projeto.
Que tal marcarmos um café para aprofundar essa conversa sobre marketing de conteúdo?
JJ Tebet